Contadores de Histórias e Teatro - Eça agora

15:45

Eça Agora! é um projeto que surge da parceria das companhias Três Irmãos e As Contadeiras com o objetivo de levar obras menos conhecidas de Eça de Queiroz a toda a comunidade Lusófona, através da contação de histórias. Pretende-se fazer uma viagem ao tempo de Eça e aos tempos dos seus contos. Recuamos para encontrar nas suas evocações dicotomias universais: Vida e Morte, Amor e Ódio, Cobiça e Generosidade. E assim, nestes contos, reencontramo-nos com o presente na intemporalidade da sua escrita, descobrimos Eça Agora!
O projeto tem procurado desenvolver uma simbiose entre as técnicas teatrais e algumas valências da contação de histórias, aliando o jogo físico, o improviso à narração e ao respeito pela ancestralidade do ato de contar.

ESPETÁCULO
Três contadores de histórias levam ao público dois contos de Eça de Queiroz: A Aia e O Tesouro. Contando à vez e em duas partes distintas, usam caixas com pop-ups para ilustrar partes das histórias e por vezes com a participação do público em momentos parcialmente improvisados.
O espetáculo começa com uma breve introdução de Eça, a partir de factos biográficos curiosos e segue com os contos. O vocabulário queirosiano mantém-se e a partir dele se descobre o seu universo.

CARACTERÍSTICAS 
Linguagens e Referências: O projeto tem procurado desenvolver uma simbiose entre as técnicas teatrais e algumas valências da contação de histórias, aliando o jogo físico e o improviso à narração e ao respeito pela ancestralidade do ato de contar.


Conceito da direção artística: O espetáculo procura trabalhar contos de Eça de Queiroz de uma forma descomplicada, aproximando a sua linguagem complexa e simbólica à contemporaneidade. Alia-se a capacidade de interpretar e dramatizar com a dinâmica da contação de histórias de modo a preservar a riqueza linguística dos textos expostos.


Descrição Conceptual da Cenografia: A cenografia é móvel e minimalista. São malas de viagem em madeira que transportam lugares dos contos. São pop-ups que se revelam ao abrir as malas, tridimensionais, profundos e detalhados, que se vêm de longe e de perto. Alguns escondem também objetos, eles saltam fora dos pop-ups, estendendo a cenografia à restante área de cena.

Ajude os nossos Artistas.

 

 

 

 

913 752 501

IBAN:  PT50 0035 0817 00694864930 02

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto