Facebook_Festival_Imaginário_Solidário_1920x1080_300dpi.jpg

10H00

BABY JUMP

Aula de ginástica para bebés

O Baby Jump é uma aula de ginástica e actividades para bebés e crianças dos 6 meses aos 3 anos.
(Nesta quarentena até aos 6 anos) Promove a aprendizagem de cada estádio de desenvolvimento com atividades de: ginástica, dança, música, actividades sensorais e muita criatividade.

Desenvolve as vertentes motora, cognitiva, emocional, social, perceptiva e o aumento da auto-estima das crianças, inseridas num ambiente familiar e acolhedor de plena diversão.

Pomos o bebé a mexer: controlo muscular, coordenação e consciência espacial. E o seu cérebro a mexer: percepção das cores, linguagem corporal, reconhecimento de números e letras. Promovemos a independência, a consciência social, consciência de ritmo e som, a partilha e cooperação, e damos regras, mas sempre com os vossos filhos a brincar e a querem voltar!
 

A Aula será com música, exercícios para bebés e crianças, ginástica com uma história e enredo, acaba com meditação e/ou Shantala.

Ajude os nossos Artistas.

918 481 777
www.babyjumpc.c
om

10H30

MOLHAR A PALAVRA | "AO SOM DO PIOLHO"

Contos - Telma Leocádio

 

Pelos estudantes da Pós-graduação Artes de Contar Estórias do ISEC, Lisboa

*Participação graciosa

Telma Leocádio, Técnica Superior da Câmara Municipal de Cascais, na Biblioteca Municipal São Domingos de Rana, no espaço Infantil/Juvenil, mediadora do livro e da leitura. Formei-me em Educação Pré-escolar e professora do 1.o Ciclo do Ensino Básico, dei aulas num colégio durante quatro anos mas percebi que precisava de mais, para me encontrar.
 

Assim é a manhã dentro do qual eu entro, ir à praia ou passear nas dunas e sentir o cheiro das plantas que aí brotam, um que cheirinho de verão!
Cabelo de sal,
Pele de sol,
Alma de mar.
De sol e sal, eu sou.
Não gosto do frio nem da chuva.
Gosto de caminhar e sentir o cheiro da natureza, num trilho desconhecido ou de andar de moto e sentir o gosto da liberdade.
O cheiro de um bolo a sair do forno devolve-me a casa, e sim, a família é onde a nossa estória começa e o caminho da nossa vida.
Numa cozinha aprendi a experimentar e a criar. Criar e transformar. Receber os bons e verdadeiros amigos com um prato de gastronomia Alentejana.
Alentejo a minha terra de eleição, com os seus cantares e o afeto daquelas gentes que nos convidam a molhar a palavra.

Nós somos feitos de história, nós somos estórias, que contam como somos.
A BMSDR, é o meu porto de abrigo, lugar onde as mãos abrem capas, cheias de páginas e páginas, numa luta interior de encontrar as palavras certas, ilustrações, autores, contos e cantos como de um tesouro se tratasse, guardados na nossa memória, como quem guarda um pequeno mundo para brincar.
A infância é uma insignificância eu sei
E apenas por a ter perdido a amamos tanto.
                                                        "Ruy Belo"

Viajo muito em redor de mim. Estou a aprender a fazer a minha teia, ao ler, escutar, escrever, reescrever, contar e cantar. Um caminho que parece não ter fim mas todos os dias tenho um poder, o poder de me reinventar.
As estórias são a minha vida e nós somos estórias...
Sê paciente: espera
Sê paciente: espera
Que a palavra amadureça
E se desprenda como um fruto Ao passar o vento que a mereça.
                                                                      "Eugénio de andrade"

Tudo começa com o pensamento inquieto que desafia o corpo e as mãos, que vivem num desassossego frenético até encontrar, o que me faça aprender, a ouvir com os ouvidos da alma, o que me faça brincar ou sonhar, ao enfrentar o desconhecido, a prestar atenção aos sinais que nos rodeiam, com ou sem palavras, partilhar o que a estória nos diz.

E agora estou a aprender a contar estórias e assim (me) sigo... E assim, sim, posso dizer que estou feliz!

10H45

A MENINA DOS OLHOS

Performance - Luana Proênça

“A Menina dos Olhos”
Vídeo de Dança. Se fechas os olhos, ela ainda dança. No canto do olho, ela ainda dança. 
No mundo de máscaras: olhos nos olhos nos fazem ver como dançamos com o olhar.

Luana Proença é actriz, diretora, professora, dramaturga e improvisadora brasileira que se mudou para Lisboa em Setembro de 2018 a fim de iniciar os seus estudos de Doutoramento dando continuidade a sua pesquisa teórica e prática em Improvisação. Luana Proença tem um extenso trabalho em Teatro no Brasil. Foi professora universitária nas áreas práticas e teóricas de interpretação, corporeidade e direção, e teve sua própria escola de teatro e produtora na cidade de Brasília por 8 anos. É Licenciada (Bacharel) em Interpretação Teatral, Especializada em Gestão e Produção Cultural no Brasil, com Mestrado em Artes (pesquisa de treinamento em Impro). Completou o programa de Improv no centro de Treinamento The Second City em Los Angeles.

 

 

Ajude os nossos Artistas.

MBWAY: 913 187 165

IBAN: PT50 0035 0824 00676682930 81

11H00

NO NING NANG NONG

Contos - Miguel Gouveia

**Participação graciosa

O Miguel Gouveia quer oferecer os donativos que o público pretender fazer para ele, para a edição do Festival Imaginário 2021.
Neste caso o MBWAY e IBAN será o número da Byfurcação Teatro

 

Miguel Gouveia nasce tirsense, com um par de costelas durienses, e conta histórias desde que, em 2001, pequenas criaturas o apelidaram de professor. Em 2008, a meias com a sua cara metade, cria a Bruaá Editora. Em 2010 termina o Mestrado em “Livros e Literatura Infanto- Juvenil”, pela Universidade Autónoma de Barcelona, e abandona o ensino para se tornar mestre de obras, dedicando-se a tempo inteiro à edição, tradução, música e à narração oral. Desde então tem contado em bibliotecas, escolas, associações e festivais, com um repertório construído a partir da tradição oral de várias culturas, numa “volta ao dia em oitenta mundos”. E esta história está acabada, minha boca cheia de marmelada.

Ajude os nossos Artistas.

MBWAY: 938 109 644

IBAN: ​​PT50 0033 0000 45239422310 05
https://www.bruaa.pt/

11H00

GALHOfamos

Oficina com Marta Fernandes da Silva

 

Workshop - GALHOfamos

Nesta oficina para pequenos e graúdos lançamos o convite à exploração das formas que pequenos galhos e ramos nos sugerem transformando-os em criaturas incríveis. Num passeio pela natureza recolhemos o material base e em casa reutilizamos o que tivermos á mão, tintas, tecidos, cordões, botões, lãs, etc...Terminada a criação é chegado o momento de grande diversão e aventura com os teus novos amigos!

Lista de Materiais para o Workshop
​Galhos, tinta acrílica ou guaches, retalhos de tecidos, cordões, fios, cola de contacto, UHU ou cola quente...

 

Marta Fernandes da Silva
Nasceu em 1979. Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade Belas Artes do Porto (2003); Curso de Cenografia do Espaço Cenográfico (2004), São Paulo, Brasil; Especialização de Cenografia na Faculdade de Arquitectura da Universidade Nova de Lisboa (2009).Artista plástica, cenógrafa, aderecista e marionetista.Enquanto artista plástica participou em várias exposições mas é sobretudo na realização plástica do espectáculo que o seu percurso profissional se destaca, trabalhou com encenadores como José Rui Martins, Pompeu José, Maria do Céu Guerra, Filipe La Féria, entre outros.

Desenvolve actividades de artes plásticas e cenografia direccionadas para crianças e adultos. Nesta oficina para pequenos e graúdos lançamos o convite à exploração das formas que pequenos galhos e ramos nos sugerem transformando-os em criaturas incríveis. Num passeio pela natureza recolhemos o material base e em casa reutilizamos o que tivermos á mão, tintas, tecidos, cordões, botões, lãs, etc...

​Terminada a criação é chegado o momento de grande diversão e aventura com os teus novos amigos!

Ajude os nossos Artistas.

MBWAY: 965 432 639
www.martafadsilva.com

11H30

MOLHAR A PALAVRA | "A DANÇA DAS BRUXAS"

Contos - Ana Rita Leitão

Pelos estudantes da Pós-graduação Artes de Contar Estórias do ISEC, Lisboa

*Participação graciosa

Ana Rita Leitão
Retrato de família
Filha de mãe alentejana e pai trasmontano, tive a feliz oportunidade de respirar e sentir as doces discrepâncias naturais que habitam nos corações destas duas regiões portuguesas.

 

Perfil
Sou lisboeta, mas de alma alentejana. O meu coração está no céu e os pés na Terra. Sou filha de Gaia. Professora, mãe, mulher, humana!

 

Habilitações
Desde o início da minha carreira como professora do 1.o Ciclo do Ensino Básico que trabalho na área da educação tentando agilizar a relação entre as estórias e os manuais escolares. O caminho já percorrido ultrapassa a realização de pesquisas, várias formações académicas - Mestrado em Formação de Professores e Pós-Graduação em Educação Especial – e, neste momento, estou aqui a deslumbrar-me com a “magia das estórias”. Alimento a minh`alma com a Pós-Graduação em Arte de Contar Estórias! Também já fiz caminho pela Formação de Biodanza e pelo Happy Yoga...

 

Tempos Livres
Para além das leituras, gosto de cozinhar e tratar das plantas. Amo a natureza e tudo no que ela habita. A minha ligação com os animais é de um respeito profundo! A dança, a música, a arte e o desporto vivem comigo e com o meu amado filho!
Sou grata à vida por me presentear com a imensidão de tesouros que permitem o meu desenvolvimento e enriquecimento da minha condição humana. Vou caminhando e colecionando!

 

Referências (Fernando Pessoa)
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”

11H45

TRÓPICO DE ARTES | "A SALTA POCINHAS"

Teatro de Fantoches

A Trópico de Artes Produções é uma produtora criada em abril de 2019, que nasce do desejo de desenvolver uma estrutura de produção assente em valores como a inclusão dos públicos e dos artistas e que pretende estar ao serviço de uma cultura de todos e para todos. A Trópico de Artes Produções apresenta-se como um lugar de encontros, de partilha e parcerias, dedicando-se à produção, promoção e agenciamento de espetáculos e eventos.

Sinopse
A Trópico de Artes Produções apresenta A Salta-Pocinhas, inspirado na obra “Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro.
Acompanhamos as aventuras e desventuras de Salta-Pocinhas, a raposeta matreira, fagueira, lambisqueira que nunca desiste de lutar pelos seus objetivos.
Pelos bosques, vai encontrando outros animais que, ora a ajudam, ora lhe dificultam a busca por alimentos e água. Astuta, meiga e com um grande apetite, a nossa raposinha consegue sempre tornar a sorte a seu favor.

 

Ficha Técnica
Adaptação: João Ascenso
Interpretação: Joana De Carvalho e João Ascenso
Produção: Trópico de Artes Produções
Classificação Etária: M/3
Duração: 28 minutos​

Ajude os nossos Artistas.

911 906 125

IBAN: PT50 0036 0052 99100338558 38

https://tropicodeartes.pt

12H20

Ó DE EUGÉNIO

MÚSICA/ POESIA - A SENHORA DO Ó

Por Andreia João e Cláudia Faria

Ó.de - Spoken Music - Word Beat

Ó.de é a união entre a música e a palavra dita e cantada. Nasce da vontade de Andreia João, cantora e produtora, e de Cláudia Faria, actriz. 

Ó.de é um elogio a grandes Poetas, inspiradores, que funde as suas palavras a arranjos musicais com base electrónica.

Ó.de tem como intuito louvar esses Poetas, cantá-los, dizê-los, elogiá-los.

Produção Musical e arranjos por Andreia João, escolha de poemas e interpretação por Cláudia Faria.

Ajude os nossos Artistas.

MBWAY: 916 662 816

12H45

A MAIOR FLOR DO MUNDO

TEATRO À PORTA FECHADA - BYFURCAÇÃO TEATRO

Por Ana Lúcia Magalhães

**Os donativos que o público fizer à Byfurcação revertem para a edição do Festival Imaginário 2021

 

Os tempos neste momento são outros, tempo de mais isolamento, mas também tempo de mais família. Quem conhece o nosso trabalho sabe que os nossos espectáculos vivem da interacção com o nosso público, mas também nós tivemos de nos adaptar a esta nova realidade.
Queremos estar junto do nosso público neste momento, e acreditamos que breve breve estaremos juntos de novo ao vivo como tanto gostamos.

 

Assim, com poucos recursos, mas com muito amor pelo teatro, e com muita vontade de continuar a "roubar" sorrisos, lançamos este novo espaço onde nos podemos divertir todos em casa.
Importante: todas as histórias são gravadas ao 1° take uma só vez sem repetição, como no teatro ao vivo, todos os pequenos lapsos fazem parte da emoção do momento. Todos os recursos são mínimos pois estamos fechados em casa, como vocês. 
Mais importante: nenhum dos actores destas histórias são desperdiçados, todos são reaproveitados.

Histórias simples para miúdos e graúdos. Juntos em casa.

BYfurcação - teatro infantil também para crianças!!

#ficaemcasa #emcasa #Diverte-te em casa!

Ajude os nossos Artistas.

938 109 644

IBAN: ​​PT50 0033 0000 45239422310 05

13H00

D. QUIXOTE DE LA MANCHA E SEU AMIGO SANÇO PANÇA

TEATRO À PORTA FECHADA - BYFURCAÇÃO TEATRO

Por Paulo Cintrão

**Os donativos que o público fizer à Byfurcação revertem para a edição do Festival Imaginário 2021

A nossa história passa-se em La Mancha, daí o nome do nosso herói, D. Quixote de La Mancha. Este nosso fidalgo da triste figura, vai deambulando pelas terras quentes de Espanha, à procura de dar justiça às injustiças. Como todos os grandes cavaleiros, o nosso tem um corcel digno – Rocinante - um escudeiro não tão submisso - Sancho Pança - e uma amada inatingível - Dulcineia del Toboso.

Mas muitos dizem que Dom Quixote é louco, nós acreditamos que a realidade existe apenas no olhar de quem a vê.

Ficha Técnica
​Adaptação de texto e encenação: Paulo Cintrão | Interpretação: Paulo Cintrão, Ricardo Karitsis e Rafael Serra | Música Original: Nuno Cintrão | Figurinos: Flávio Tomé | Cenografia e adereços: Marta Fernandes da Silva | Imagem e Design: Carlos Moura | Técnico de som e frente de sala: BYfurcação Teatro | Produção: BYfurcação Teatro

Ajude os nossos Artistas.

938 109 644

IBAN: ​​PT50 0033 0000 45239422310 05

13H50

CINDERELA

TEATRO À PORTA FECHADA - BYFURCAÇÃO TEATRO

Por Paulo Cintrão

**Os donativos que o público fizer à Byfurcação revertem para a edição do Festival Imaginário 2021

 

Os tempos neste momento são outros, tempo de mais isolamento, mas também tempo de mais família. Quem conhece o nosso trabalho sabe que os nossos espectáculos vivem da interacção com o nosso público, mas também nós tivemos de nos adaptar a esta nova realidade.
 

Queremos estar junto do nosso público neste momento, e acreditamos que breve breve estaremos juntos de novo ao vivo como tanto gostamos.
 

Assim, com poucos recursos, mas com muito amor pelo teatro, e com muita vontade de continuar a "roubar" sorrisos, lançamos este novo espaço onde nos podemos divertir todos em casa.
Importante: todas as histórias são gravadas ao 1° take uma só vez sem repetição, como no teatro ao vivo, todos os pequenos lapsos fazem parte da emoção do momento. Todos os recursos são mínimos pois estamos fechados em casa, como vocês. 

 

Mais importante: nenhum dos actores destas histórias são desperdiçados, todos são reaproveitados.

Histórias simples para miúdos e graúdos. Juntos em casa.

BYfurcação - teatro infantil também para crianças!!

#ficaemcasa #emcasa #Diverte-te em casa!

Ajude os nossos Artistas.

938 109 644

IBAN: ​​PT50 0033 0000 45239422310 05

14H15

Ó DE AMÁLIA

MÚSICA/ POESIA - A SENHORA DO Ó

Por Andreia João e Cláudia Faria

Ó.de - Spoken Music - Word Beat

Ó.de é a união entre a música e a palavra dita e cantada. Nasce da vontade de Andreia João, cantora e produtora, e de Cláudia Faria, actriz. 

Ó.de é um elogio a grandes Poetas, inspiradores, que funde as suas palavras a arranjos musicais com base electrónica.

Ó.de tem como intuito louvar esses Poetas, cantá-los, dizê-los, elogiá-los.

Produção Musical e arranjos por Andreia João, escolha de poemas e interpretação por Cláudia Faria.

Ajude os nossos Artistas.

MBWAY: 916 662 816