SMAS SINTRA

sábado 4 junho | 10h00 às 18h00

domingo 5 junho | 10h00 às 18h00

  • Ação de sensibilização de recolha seletiva de Biorresíduos

  • Ação de sensibilização para a valorização e reciclagem de Têxteis e Máscaras

  • Jogo SMAS e o Ambiente

  • Falcões do Oeste (domingo das 16h00 às 17h00)

image002.jpg
image014.jpg
image003.jpg

Ação de sensibilização de recolha seletiva de resíduos alimentares​

O projeto desafia os munícipes a efetuarem a triagem dos resíduos alimentares (restos de preparação e confeção de refeições, guardanapos de papel, saquetas de chá, restos de produtos frescos não embalados, como legumes, frutas, carnes, peixe, e pão e bolos). As famílias aderentes efetuam a deposição dos restos de alimentos em sacos verdes produzidos com 100% de plástico reciclado, que serão acondicionados num pequeno contentor castanho (de 7 litros), também distribuídos pelos SMAS de Sintra. Os SMAS de Sintra procedem à recolha dos resíduos e à sua entrega na Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra). Os sacos são depois triados em unidade de tratamento mecânico que, através de sistemas óticos, efetua a separação, permitindo o seu tratamento de forma diferenciada. Os biorresíduos recolhidos serão transformados em composto orgânico ou energia, alavancando-se desta forma poupanças públicas e privadas na gestão dos resíduos urbanos, tendo igualmente em vista as metas preconizadas para o país no PERSU 2020+.

Ação de sensibilização para a valorização e reciclagem de Têxteis e Máscaras​

Desenvolvido em parceria pelos SMAS de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e To Be Green (Universidade do Minho), este projeto constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis. O projeto visa responder, por um lado, ao problema do descarte/poluição de máscaras, resultante da pandemia de COVID-19, fomentando o seu encaminhamento para valorização e transformação. O polipropileno (plástico) extraído das máscaras será utilizado como matéria-prima para produzir novos produtos. A reciclagem de máscaras de proteção, sejam cirúrgicas ou de tecido, permitirá minimizar o impacto ambiental do seu uso e descarte, muitas vezes na via pública. “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” são as palavras-chave deste projeto que servirá, ainda, para a definição da atuação municipal a desenvolver no âmbito da implementação/execução da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis, tendo em conta a obrigatoriedade de recolha seletiva de têxteis até 2025, no sentido da redução da deposição em aterro ou encaminhamento para incineração e aumento dos níveis de reciclagem, sensibilizando, também, para o consumo consciente de vestuário e a aposta na Economia Circular.

Jogo SMAS e o Ambiente​

Jogo lúdico pedagógico, em que são colocadas questões sobre temáticas ambientais. Destinado aos mais pequenos, este jogo visa, de uma forma lúdica e pedagógica, estimular a proteção da natureza, abordando as valências dos SMAS de Sintra, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos, em relação a temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal.

domingo 5 junho | 16h00 às 17h00

image005.jpg

Falcões no Oeste

Ações de educação e sensibilização ambiental na área da biodiversidade, concretamente ao nível da preservação e divulgação de aves de rapina, em que se procura sensibilizar o público para a importância destes animais no equilíbrio do ecossistema e para o risco de extinção de algumas espécies devido à ameaça do homem. A iniciativa abrange demonstrações de voo livre, com várias espécies de aves, com fins educativos e culturais.